histórico


3 - Histórico: da formação 13

A Formação 13 (Treze) é uma turma do Núcleo de Formação do Ator da reconhecida e premiada ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André).
Desde fevereiro de 2009, ano em que entramos na escola, que o grupo fundamenta seus trabalhos nas pesquisas e no processo colaborativo de criação. Dentro dos nossos processos até então, pesquisamos primeiramente o ator narrador, a partir das provocações de autor Walter Benjamim e Bertolt Brecht, orientados pelo ator e diretor Luis Mármora e pela atriz e dramaturga Ana Roxo. Assim como trabalhamos o corpo do ator e seu espaço com orientação do ator Thiago Antunes, partindo de textos como o Ator Invisível, de Yoshi Oida, e trabalhando , em um segundo momento também com o Círculo Neutro, na busca de uma limpeza e clareza corpórea do ator. Este primeiro processo resultou em dois trabalhos, o primeiro a partir da obra “Crônica de uma Morte Anunciada”, de Gabriel Garcia Marques, que além de ter sido um sucesso de crítica da mostra da ELT na época, abriu o Encontro de Artes Cênicas de Santo André (Encasa) em 2009. O outro trabalho realizado neste primeiro momento foi uma intervenção cênica, a partir do texto “Artista da Fome” de Franz Kafta também na mostra da escola.
Após isto, sob a orientação de Antonio Rogério Toscano, Cuca Bolaffi e Juliana Monteiro, continuamos com a pesquisa sobre o ator narrador e verticalizamos nosso treinamento físico com trabalhos pré-expressivos, conduzidos por Cuca Bolaffi, Juliana Monteiro a partir dos estudos e práticas propostas por Luís Otávio Bunier, Suzuki, analise do movimento de Jacques Lecoq e da Biomecânica de Meyerhold. Este período trabalhamos com dois textos de Bertolt Brecht que resultaram em suas posteriores montagens, Aquele que Diz Sim, Aquele que Diz Não, que intitulamos “Aquele que Diz”, e Baal, que intitulamos “Baal – Hibernação na Lama Preta para Nossos Corpos Brancos”. Ainda neste período, fortalecendo nosso trabalho como ator-narrador, trabalhamos individualmente com contos do escritor africano Mia Couto. Estes contos se transformaram em cenas e foram apresentados em diversos lugares, desde entidades assistenciais, centros comunitários, rua, asilos, assim como na própria escola na tradicional mostra da ELT.
Já no ano de 2011, decidimos utilizar toda esta trajetória com o estudo do teatro épico, do ator narrador e dos treinamentos pré-expressivos com o texto “A Vida de Eduardo II da Inglaterra”, de Bertolt Brecht, originalmente escrito por Christopher Marlowe, a cerca de setecentos anos atrás, adaptado por Brecht e readaptado por nós, orientados por Antonio Rogério Toscano.
Este trabalho resultou na montagem do espetáculo LONDRES RI DE NÓS, que ficou em temporada no mês de julho de 2011 no teatro Conchita de Moraes.

A Formação 13 da Escola Livre de Teatro neste novo projeto de pesquisa e montagem parte do texto Catalão-Macaubal, de Antônio Rogério Toscano, com o objetivo de investigar as relações de uma cultura de tradição caipira e suas problemáticas no mundo contemporâneo.
Trata-se de uma comédia escrita em 1989, onde os atores emprestam seus corpos a figuras que representam alguns arquétipos da cultura do interior Paulista, Sul de Minas e Mato Grosso. As tias solteironas, o padre, o patriarca, os dois empregados “palhaços” como Matheus e Bastião no Bumba Meu Boi, as filhas que querem casar, entres outros. Crenças e festas são os pontos de encontro e desencontro destas personagens que vivem em um bairro rural e lutam para manter sua tradição e sua terra frente as novas realidades impostas pelo desenvolvimento das grandes cidades. No livro Os Parceiros do Rio Bonito, de Antônio Candido, ele discorre sobre estes aspectos, deste a formação destas comunidades interioranas até seu desgaste através dos tempos frente aos novos tempos e meios de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário