3 - Histórico: da formação 13
A Formação 13 (Treze) é uma turma do Núcleo de
Formação do Ator da reconhecida e premiada ELT (Escola Livre de Teatro de Santo
André).
Desde fevereiro de 2009, ano em que entramos na
escola, que o grupo fundamenta seus trabalhos nas pesquisas e no processo
colaborativo de criação. Dentro dos nossos processos até então, pesquisamos
primeiramente o ator narrador, a partir das provocações de autor Walter
Benjamim e Bertolt Brecht, orientados pelo ator e diretor Luis Mármora e pela
atriz e dramaturga Ana Roxo. Assim como trabalhamos o corpo do ator e seu
espaço com orientação do ator Thiago Antunes, partindo de textos como o Ator
Invisível, de Yoshi Oida, e trabalhando , em um segundo momento também com o
Círculo Neutro, na busca de uma limpeza e clareza corpórea do ator. Este
primeiro processo resultou em dois trabalhos, o primeiro a partir da obra
“Crônica de uma Morte Anunciada”, de Gabriel Garcia Marques, que além de ter
sido um sucesso de crítica da mostra da ELT na época, abriu o Encontro de Artes
Cênicas de Santo André (Encasa) em 2009. O outro trabalho realizado neste
primeiro momento foi uma intervenção cênica, a partir do texto “Artista da
Fome” de Franz Kafta também na mostra da escola.
Após isto, sob a orientação de Antonio Rogério
Toscano, Cuca Bolaffi e Juliana Monteiro, continuamos com a pesquisa sobre o
ator narrador e verticalizamos nosso treinamento físico com trabalhos
pré-expressivos, conduzidos por Cuca Bolaffi, Juliana Monteiro a partir dos
estudos e práticas propostas por Luís Otávio Bunier, Suzuki, analise do
movimento de Jacques Lecoq e da Biomecânica de Meyerhold. Este período
trabalhamos com dois textos de Bertolt Brecht que resultaram em suas
posteriores montagens, Aquele que Diz Sim, Aquele que Diz Não, que intitulamos
“Aquele que Diz”, e Baal, que intitulamos “Baal – Hibernação na Lama Preta para
Nossos Corpos Brancos”. Ainda neste período, fortalecendo nosso trabalho como
ator-narrador, trabalhamos individualmente com contos do escritor africano Mia
Couto. Estes contos se transformaram em cenas e foram apresentados em diversos
lugares, desde entidades assistenciais, centros comunitários, rua, asilos,
assim como na própria escola na tradicional mostra da ELT.
Já no ano de 2011, decidimos utilizar toda esta
trajetória com o estudo do teatro épico, do ator narrador e dos treinamentos
pré-expressivos com o texto “A Vida de Eduardo II da Inglaterra”, de Bertolt
Brecht, originalmente escrito por Christopher Marlowe, a cerca de setecentos
anos atrás, adaptado por Brecht e readaptado por nós, orientados por Antonio
Rogério Toscano.
Este trabalho resultou na montagem do espetáculo
LONDRES RI DE NÓS, que ficou em temporada no mês de julho de 2011 no
teatro Conchita de Moraes.
A Formação 13 da Escola Livre de Teatro neste
novo projeto de pesquisa e montagem parte do texto Catalão-Macaubal, de Antônio
Rogério Toscano, com o objetivo de investigar as relações de uma cultura de
tradição caipira e suas problemáticas no mundo contemporâneo.
Trata-se de uma comédia escrita em 1989, onde os atores emprestam seus corpos a figuras que
representam alguns arquétipos da cultura do interior Paulista, Sul de Minas e
Mato Grosso. As tias solteironas, o padre, o patriarca, os dois empregados
“palhaços” como Matheus e Bastião no Bumba Meu Boi, as filhas que querem casar,
entres outros. Crenças e festas são os pontos de encontro e desencontro destas
personagens que vivem em um bairro rural e lutam para manter sua tradição e sua
terra frente as novas realidades impostas pelo desenvolvimento das grandes
cidades. No livro Os Parceiros do Rio Bonito, de Antônio Candido, ele discorre
sobre estes aspectos, deste a formação destas comunidades interioranas até seu
desgaste através dos tempos frente aos novos tempos e meios de produção.
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